Fifa: relatório destaca goleiros-líberos e “esquece” mordida de Luis Suárez

Neuer Destaque
A Fifa divulgou nesta sexta-feira o relatório técnico da Copa do Mundo de 2014. Dois fatos chamaram a atenção no documento divulgado pela entidade em seu site oficial: a participação ativa dos goleiros atuando fora da área como autênticos líberos e nenhuma citação a mordida dada pelo uruguaio Luis Suárez no italiano Giorgio Chiellini.
No caso dos desempenho dos goleiros-líberos, a Fifa destacou alguns nomes. Além de Manuel Neuer (Alemanha), a entidade exaltou ainda Navas (Costa Rica), Ospina (Colômbia), Bravo (Chile), Benaglio (Suíça), Ochoa (México) e Mbolhi (Argélia). Segundo o relatório, todos tiveram boas atuações executando a função.

No caso do Brasil, o goleiro Julio César foi citado em apenas um momento do relatório. O arqueiro da Seleção ganhou destaque por conta de sua atuação no jogo contra o Chile, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Na partida, além de fazer boas defesas no tempo normal e na prorrogação, o camisa 12 ainda pegou duas cobranças na decisão por pênaltis.
Alemanha, campeã do mundo, também mereceu destaque em várias partes do relatório. Cinco jogadores foram citados no documento divulgado pela Fifa, entre eles Miroslav Klose. A entidade lembrou que o atacante quebrou o recorde de gols em Copas do Mundo. Com 16 bolas na redes, o alemão ultrapassou o brasileiro Ronaldo, que havia marcado 15.
Na parte destinada ao desempenho e ao tratamento recebido pelos árbitros, o ex-juiz Massimo Busacca foi quem assinou o relatório. De acordo com o documento, o spray utilizado para delimitar a posição da barreira ganhou elogios. Por outro lado, ao comentar a parte disciplinar, em nenhum momento foi citada a mordida do uruguaio Luis Suárez no italiano Giorgio Chiellini.

A tecnologia na linha do gol também foi classificada como um sucesso. O sistema foi utilizado em nove partidas da Copa. O relatório divulgou ainda vários números da Copa do Mundo. Segundo os dados, 106 dos 171 gols marcados no Mundial aconteceram no segundo tempo. O documento também exaltou as marcas atingidas e as médias de público do evento.
O atacante Neymar foi o jogador mais citado entre os atletas que disputaram a Copa do Mundo pela seleção brasileira. Em todos os momentos em que a Fifa lembrou de grandes jogadores do torneio, o nome do astro do Barcelona estava na lista.
No fim do relatório, a Fifa ainda destacou os principais jogadores de cada Seleção. No caso do Brasil, apenas três nomes foram destacados: os zagueiros Thiago Silva e David Luiz e o atacante Neymar. No caso do capitão, a entidade destacou o bom desempenho do defensor em duelos mano a mano. David foi exaltado pelo poder de recuperação e por ser um bom cobrador de faltar. O camisa 10 do Brasil por ser decisivo para o time canarinho.

Reportagem de: 15.08.2014

Disponível em:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/08/fifa-relatorio-destaca-goleiros-liberos-e-esquece-mordida-de-luis-suarez.html

Deixe um comentário