Grandes clubes europeus questionam mudança de data para Copa de 2022

karl-heinzrummenigge-get
Dirigentes de alguns dos principais clubes do Velho Continente se reuniram nesta terça-feira, em encontro da Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês), e se posicionaram inicialmente contrários à mudança de calendário da Copa de 2022 para o inverno no Catar. Em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça, o italiano Umberto Gandini, vice-presidente da ECA e representante do Milan na entidade, se mostrou preocupado com a possibilidade de mudança de datas.
– Você deve ter muito boas razões para mudar o calendário e colocar em risco as ligas de todo o mundo. Precisamos de mais informações antes de aceitar que o calendário seja trocado – disse Gandini.
No dia anterior, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, participou de uma reunião em Zurique, onde líderes se reuniram justamente para tratar a possibilidade da mudança de data da Copa do Mundo de 2022, no Catar, do verão para o inverno local.
O presidente da Fifa disse que está consultando diversas federações sobre a viabilidade da alteração, mas garantiu que a decisão ainda não foi tomada. Além disso, há dúvidas se o torneio seria disputado entre os meses de novembro e dezembro ou entre janeiro e fevereiro.
Cauteloso, Blatter disse que está consultando diversas federações sobre a viabilidade da alteração. Umberto Gandini, por sua vez, afirmou que a associação europeia tem que participar do debate, pois “70% dos atletas da Copa do Mundo pertencem aos clubes europeus”.
Segundo Gandini, que ainda esteve ao lado de dirigentes como Karl Heinz Rummenigge (dirigente do Bayern e presidente da ECA) e Josep Maria Bartomeu (presidente do Barcelona e membro do Comitê Executivo do órgão), a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, prova que não há necessidade de uma mudança.
– Honestamente, as condições que as equipes tiveram em Manaus durante o Mundial de 2014 não foram piores das que serão encontradas no Catar – completou o italiano, que diz estar também preocupado com a saúde dos atletas.
O grupo vai se encontrar em novembro próximo e, em seguida, em fevereiro de 2015.

Reportagem de: 10.09.2014

Disponível em:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/09/grandes-clubes-europeus-questionam-mudanca-de-data-para-copa-de-2022.html

Deixe um comentário