Blatter revela que buscará o quinto mandato como presidente da Fifa

Blatter e Mutko
Joseph Blatter afirmou que vai concorrer ao quinto mandato como presidente da Fifa, no ano que vem. Em entrevista por vídeo a uma conferência da Soccerex, nesta segunda-feira em Manchester, ele revelou seus planos de continuar à frente da entidade e disse que vai formalizar sua candidatura no encontro com o Comitê Executivo nos dias 25 e 26 de setembro.
– Eu vou informar ao Comitê Executivo. É uma questão de respeito também dizer à família do futebol: Sim, eu vou estar pronto. Serei candidato – disse o dirigente suíço.

Blatter se elegeu presidente da Fifa em 1998, para suceder o brasileiro João Havelange, e foi reeleito em 2002, 2007 e 2011. Na última vez, chegou a dar a entender que não se candidataria mais ao cargo. No entanto, ele diz agora que ainda tem mais trabalho pela frente.
– Você vê quando sua missão está encerrada. E minha missão ainda não terminou. No último congresso, em São Paulo, não só tive a impressão de que a maioria me apoiava, mas uma imensa parte das federações pedia: “Vá em frente, siga como nosso presidente no futuro” – completou Blatter.

A eleição será no congresso da Fifa em maio do ano que vem. O único candidato declarado, até agora, é o ex-vice-secretário geral Jerome Champagne. O prazo de candidatura é até janeiro do próximo ano, e seis confederações, à exceção da Uefa, já declararam apoio a Blatter.

Possível mudança de data na Copa de 2022

Ainda no vídeo, Blatter disse que não foi ao evento na Inglaterra em razão de uma reunião nesta segunda-feira em Zurique, onde líderes se reuniram para tratar a possibilidade da mudança de data da Copa do Mundo de 2022, no Catar, do verão para o inverno local. O presidente disse que está consultando diversas federações sobre a viabilidade da alteração, mas garantiu que a decisão ainda não foi tomada.
– Já dissemos que não podemos jogar no calor do Catar, então temos que jogar no inverno. Neste momento, estamos fazendo consultas – disse Blatter, sobre a possibilidade de colocar o Mundial do Catar para ser disputado em janeiro ou novembro.
Blatter: “Melhor Copa que já vi”
Além de falar da Copa no Catar – e também sobre a próxima, em 2018 na Rússia -, o dirigente mais uma vez fez um balanço sobre o Mundial no Brasil. Segundo suas próprias palavras, esse foi o melhor já realizado.
– Essa foi, na minha opinião, a melhor Copa do Mundo que já vi em termos de qualidade do futebol e do ambiente criado em todas as cidades, em todos os estádios.
Usando os adjetivos ótima e brilhante para descrever a Copa, disse ainda que a questão dos estádios não o preocupou, já que isso aconteceu nas nove edições anteriores que ele ajudou a organizar, e só havia um certo temor com relação às manifestações populares.
– Havia uma dúvida sobre uma repetição da agitação social, mas eu acreditava e previa que quando a Copa do Mundo começasse, a nação brasileira estaria totalmente envolvida com o esporte. E isso aconteceu – completou o dirigente.

Reportagem de: 10.09.2014

Disponível em:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2014/09/blatter-diz-que-buscara-o-quinto-mandato-como-presidente-da-fifa.html

Deixe um comentário