Ídolo em campo e na internet, Courtois vai à 1ª Copa para provar evolução

Thibaut Courtois
A seleção da Bélgica é uma das mais jovens e promissoras entre as 32 classificadas para a Copa do Mundo no Brasil. Seus principais jogadores são titulares em clubes de médio e grande portes na Europa, e vistos como futuros craques. Mas é o caçula do grupo treinado por Marc Wilmots que já pode ser considerado uma realidade no futebol.

Aos 21 anos, Thibaut Courtois figura entre os melhores goleiros do mundo. Com ele na meta, a Bélgica se classificou sem sustos para o Mundial, com apenas quatro gols sofridos em dez partidas pelas eliminatórias continentais. Pelo Atlético de Madrid, ele é um dos pilares da melhor defesa da Espanha, e pode tirar o clube de um jejum de 17 anos sem títulos nacionais.

Ser precoce faz parte da trajetória de Courtois. Ele começou no futebol ainda criança, e jogava como lateral-esquerdo. Aos 7 anos, passou a integrar as categorias de base do Genk, e no clube foi convencido a virar goleiro, por conta da estatura – hoje ele tem 1,99m de altura. A ascensão foi rápida. Com 16 anos, virou titular do time principal e um dos destaques no título belga na temporada 2010-11, ficando 14 dos 40 jogos sem sofrer gols.

O adolescente chamou a atenção do Chelsea, que o contratou em julho de 2011. Quatro meses depois, ainda aos 16 anos, se tornou o mais jovem goleiro a defender a seleção da Bélgica, superando o icônico Michel Preud’homme.

Courtois demonstra personalidade mesmo com pouca experiência. Sem espaço no Chelsea, que tem Petr Cech como titular absoluto, o belga foi emprestado para não ficar parado. O Atlético de Madrid apostou no garoto, na Espanha há três temporadas, e no período conquistou a Liga Europa, a Supercopa da Europa e a Copa do Rei, com direito a vitória sobre o rival Real Madrid, o que não acontecia há 14 anos. Em grande fase, o goleiro já disse que não pretende voltar ao clube inglês para ficar no banco. Também por esse motivo ele tem despertado o interesse de outros gigantes da Europa, como Barcelona e Real Madrid.

Por coincidência, Courtois vai encarar o Chelsea nas semifinais da Liga dos Campeões. Os ingleses queriam impedi-lo de jogar por causa de uma cláusula contratual do empréstimo, mas a Uefa deu aval para que ele atue sem pagamento de multa.

Thibauting
Além do desempenho em campo, outro fator que ajudou Courtois a ganhar popularidade foi a internet. Tudo por causa de uma foto, publicada em sua página no Facebook, em que se joga na piscina para defender uma bola. Nascia ali um viral na rede: o Thibauting. Na Bélgica, a palavra ganhou definição (“emular uma defesa clássica de Thibaut Courtois em qualquer lugar”) e um site com fãs imitando o goleiro belga em situações inusitadas.

Na primeira Copa de sua carreira, Courtois chega como protagonista, mas com um desafio: mostrar que a Bélgica, tão cultuada por sua geração talentosa, pode ir além das expectativas. Os europeus são cabeças de chave no Grupo H, e enfrentam Argélia, Coreia do Sul e Rússia.

Reportagem de: 16.04.2014

Disponível em:
http://copadomundo.ig.com.br/2014-04-16/idolo-em-campo-e-na-internet-courtois-vai-a-1-copa-para-provar-evolucao.html

Um pensamento sobre “Ídolo em campo e na internet, Courtois vai à 1ª Copa para provar evolução

Deixe um comentário