Croata há dez anos, Eduardo da Silva fará estreia em Copas contra o país natal

Eduardo da Silva
Há bastante expectativa por parte de muitos brasileiros para o dia 12 de junho, quando a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari iniciará a caminhada pelo título da Copa do Mundo dentro de casa. Mas a data será especial também para um jogador que estará do outro lado, defendendo a seleção da Croácia. Trata-se de Eduardo da Silva, atacante de 31 anos que atua no Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e nasceu no Rio de Janeiro.

Em setembro de 1999, ele atuava pelas categorias de base do Bangu e despertou a atenção de olheiros do Dinamo Zagreb, que o levaram para a Croácia. Eduardo atuou no time Sub 17 e fez a estreia como profissional em 2001. Tirou cidadania croata no ano seguinte e aceitou defender a seleção croata na Eurocopa Sub 21 em 2004.

Nos dez anos que se passaram desde então, Eduardo se tornou o segundo maior artilheiro da seleção croata. Com 29 gols, está atrás apenas dos 45 de Davor Suker. Mas os laços com o país natal não acabaram com o passar do tempo. Uma amostra disso acontecerá no dia 12 de junho.

“Vou cantar os dois hinos, o brasileiro e o croata”, disse Eduardo, em entrevista à Rádio Globo. “Eu já joguei pela Croácia contra o Brasil em um amistoso em 2005, mas agora é uma situação completamente diferente. É uma Copa do Mundo,” completou.

O jogo contra o país natal será o primeiro do atacante em Copas. Em 2006, aos 23 anos, acabou não sendo incluído na convocação final. O técnico da seleção croata na época, Zlatko Kranjčar, chegou a declarar que ele ainda era um jogador novo e que a decisão de não levá-lo à Alemanha não diminuiria o valor dele. Em 2010, nem Eduardo nem croata algum foi para a África do Sul, já que a seleção não conquistou classificação nas eliminatórias europeias.

Um dos episódios mais marcantes da carreira do atleta aconteceu em fevereiro de 2008, época em que ainda atuava pelo Arsenal. Durante uma partida contra o Birmingham City, sofreu uma entrada violenta que resultou em uma fratura exposta na perna esquerda. O lance foi tão forte que a Sky Sports, emissora que transmitia o jogo ao vivo, não reprisou as imagens. Eduardo foi mandado imediatamente para o hospital e passou por uma cirurgia de emergência. Ficou quase um ano longe dos gramados, mas conseguiu reencontrar o alto nível.

A recuperação de uma lesão tão grave e o fato de estrear na Copa do Mundo justamente no país em que nasceu fazem com que as expectativas sobre o dia 12 de junho sejam altas para Eduardo. “Eu nunca poderia imaginar que, como um brasileiro, eu poderia jogar na abertura de uma Copa. No futebol, o impossível se torna possível”, afirmou o atacante, que sabe muito bem disso.

Reportagem de: 28.04.2014

Disponível em:
http://copadomundo.ig.com.br/2014-04-28/croata-ha-dez-anos-eduardo-da-silva-fara-estreia-em-copas-contra-o-pais-natal.html

Deixe um comentário