Valdivia vai à Copa para provar recuperação no país em que ganhou notoriedade

Valdivia
Valdivia nunca escondeu o quanto era importante para ele defender a seleção chilena. Por algumas vezes chegou até a priorizar a recuperação visando a Copa do Mundo no Brasil, do que forçar o retorno para jogar pelo Palmeiras. E o planejamento dele deu certo. O meia de 30 anos está confirmado na lista de Jorge Sampaoli e vai ao segundo mundial com a certeza de que está 100% fisicamente.

Depois de conviver com uma série de lesões que o atormenta desde agosto de 2010, Valdivia está em sua melhor condição física. Quem garante é o médico Beny Schmidt, que recentemente realizou uma biópsia muscular no jogador.

“O Valdivia hoje está 100% da sua forma física, do ponto de vista neuromuscular. Ele não possui nenhuma doença congênita ou tendência para as lesões. A precaução do departamento médico do Palmeiras e a conduta que ele teve foram fundamentais para essa regeneração”, afirmou Dr. Schmidt ao iG Esporte.

Todo o cuidado especial de Valdivia começou em dezembro de 2012, quando o atleta resolveu abdicar das férias para se tratar na Clínica Meds de Medicina Esportiva, em Santiago, no Chile. Lá, ele curou uma fadiga muscular e uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, e desde então tem seguido um cronograma especial no Palmeiras.

O resultado é fruto do comprometimento do meia e pode ser confirmado nos números. Diferentemente dos anos anteriores, Valdivia conseguiu ir bem na Série B do Campeonato Brasileiro, ano passado, e começou a temporada 2014 sem lesões, chegando a ser poupado apenas em poucos jogos do Campeonato Paulista para evitar o desgaste físico. Neste ano, ele fez 12 jogos e anotou quatro gols.

Admirador do futebol de Valdivia, Sampaoli chegou a compará-lo a Messi, Cristiano Ronaldo e Ribéry. “O Jorge é o talento que não temos como substituir. Para o futebol que nós implementamos, ele é determinante, pois é alguém que se destaca, como o Messi na Argentina, o Cristiano Ronaldo em Portugal ou o Ribéry na França. Precisamos dele na melhor forma”, disse o comandante em entrevista em dezembro passado.

Valdivia representou o Chile na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, mas acabou eliminado pelo Brasil nas oitavas de final ao perder por 3 a 0. Agora, ele quer provar o bom momento no país onde conquistou a visibilidade.

Reportagem de: 18.04.2014

Disponível em:
http://copadomundo.ig.com.br/2014-04-18/valdivia-vai-a-copa-para-provar-recuperacao-no-pais-em-que-ganhou-notoriedade.html

Deixe um comentário