Alemão de origem, Boateng volta à Gana para tentar surpreender outra vez em Copa

KP Boateng
A carreira de Kevin-Prince Boateng na seleção de Gana é cheia de particularidades. Primeiro porque o meio-campista é nascido na Alemanha, na capital Berlim, chegou a atuar nas seleções de base da equipe européia, mas preferiu defender as cores ganesas. Ele é filho de pai ganês e mãe alemã.

Até 2010, Boateng jamais havia entrado em campo com a camisa da seleção africana. Seu primeiro jogo foi o amistoso contra a Letônia, oito dias antes da estreia da equipe na Copa do Mundo daquele ano. Nos cinco jogos que Gana fez na África do Sul, o atleta foi titular em todos, sendo o principal destaque do time.

Aliás, a campanha ganesa neste Mundial foi surpreendente e histórica. A seleção se igualou a Camarões e Senegal como únicas africanas a chegarem às quartas de final da competição, mas caiu diante do Uruguai no famoso jogo do pênalti do atacante Luis Suarez nos minutos finais – depois da prorrogação, os sul-americanos avançaram às semifinais na disputa de penalidades.

Após a Copa de 2010, Boateng anunciou que não jogaria mais pela seleção de Gana. Em carta enviada à Federação local, ele disse que os recorrentes problemas físicos o fizeram tomar aquela decisão, que pegou todos no país de surpresa.

A renúncia, porém, durou pouco tempo. O meio-campista admitiu interesse em retornar ao time de Gana, voltando a ser convocado a partir de setembro de 2013, atuando em uma partida das eliminatórias africanas para o Mundial do Brasil e ficando no banco de reservas em outra.

Aos 27 anos de idade, Kevin-Prince Boateng tem poucos jogos disputados por Gana. Ele entrou em campo apenas oito vezes com a camisa da seleção, com dois gols anotados – um deles na Copa de 2010, nas oitavas de final contra os Estados Unidos.

Problemas em família

Kevin-Prince Boateng é meio-irmão de Jerome Boateng, zagueiro do Bayern de Munique e que vai jogar a Copa do Mundo pela Alemanha. Eles são filhos do mesmo pai ganês, mas de mães alemãs diferentes, e chegaram a atuar juntos no começo da carreira, no Hertha Berlim.

Por alguns anos, ambos não se falaram e ficaram brigados. Por questões familiares, o defensor alemão chegou a dizer que não estava mais interessado em manter contato com o africano. E o fato de Prince ter sido o responsável pela lesão que tirou Michael Ballack da Copa de 2010 foi a gota d’água para que a relação entre ambos ficasse mais estremecida ainda.

No começo da atual temporada, Prince Boateng deixou o Milan e retornou à Alemanha para jogar no Schalke. O fato reaproximou os irmãos, que deixaram as diferenças de lado e hoje são amigos.

O duelo entre os Boatengs já aconteceu no Campeonato Alemão, na Copa do Mundo de 2010 e tem tudo para ser repetido no Brasil. Gana está no mesmo grupo da Alemanha e as duas seleções se enfrentam no dia 21 de junho, na cidade de Fortaleza. Portugal e Estados Unidos completam a chave G do Mundial.

Reportagem de: 26.03.2014

Disponível em:
http://copadomundo.ig.com.br/2014-03-26/alemao-de-origem-boateng-volta-a-gana-para-tentar-surpreender-outra-vez-em-copa.html

Deixe um comentário